terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Maracanã: de Hipódromo a Estádio de Futebol




Alguns nos perguntam
o porque das voltas em torno do Maraca para comemorar seus 60 anos.

Eu respondo com facilidade: dar voltas em torno de algo, sobretudo com Música, é celebrar um rito de passagem, ou de ultrapassagem, no nosso caso Cyclophonico.
É quase uma cerimônia aborígene, em que o indígena Rio Maracanã (que em tupi significa um psitacídeo da família dos papagaios) é redespertado nos seu sons originais e milenares.
Alguns textos e referências mencionam que Maracanã significaria em tupi-gurani "semelhante a um chocalho", o que parece ser um enorme equívoco, sugerindo que o chocalho se chamasse "Maraca" (como no Caribe) aqui em nossas terras. Ainda assim , este provável engano é muito simpático e sugestivo...

Outra resposta simples
: o Maracanã era o Hipódromo do Rio de Janeiro !!! E nós da Cyclophonica, montados em bicicletas, nos tornamos os jóckeys pós-modernos (e os próprios animais de montaria) sobre o mesmo terreno em que os cavalos corriam sonoramente há mais de século.



Esta foto de 1910, portanto de exatamente cem anos passados, mostra o majestoso Derby Club, bem no terreno do Maracanã, inaugurado em 1885, que era o antigo hipódromo do Rio de Janeiro.
Em 1926 foi inaugurado o hipódromo da Gávea, de frente ao Jardim Botânico, quando o Derby começou a ser desativado. Na segunda metade da década de 40, deu lugar as construções de um estádio que iria sediar a Copa do Mundo de 1950.


Foto atual do Maracanã, em ponto de vista equivalente à foto acima

Fotos da construção do Maracanã, 1950


O Estádio do Maracanã foi inaugurado em 16 de junho de 1950, num jogo entre uma seleção combinada paulista e uma carioca, com o gol inaugural do carioca Didi.
Ironicamente, os paulistas venceram por 2 a 1...

Em 16 de julho de 1950, exatamente um mês após a sua inauguração, o Brasil perdia por 2 a 1 do Uruguai, que levou a taça de ouro, a Copa do Mundo de 1950. Foi o inesquecível "Maracanaço"...


Nenhum comentário:

Postar um comentário